logo_full_mafra_white

Os principais benefícios do ensino em período integral

Por mais que o ensino em período integral ainda não seja tão popular no Brasil, em diversos países do mundo isso é visto como algo indispensável, principalmente pelo fato de proporcionar maior desenvolvimento à criança.

Além disso, com a rotina cada vez mais corrida no dia a dia dos pais, o ensino em período integral acaba sendo uma opção muito interessante, mesmo que ainda exista certa resistência para este tipo de ensino.

Segundo o MEC, a busca pelo ensino integral aumentou cerca de 22% nos últimos anos. Desta forma, é natural que com o passar dos anos, seja cada vez mais comum matricular os filhos no ensino de período integral.

Qual o tempo que a criança fica na escola?

O ensino tradicional no Brasil costuma ser caracterizado pela duração de meio período, que se refere a quatro horas diárias, durante a semana. Ou seja, a criança fica na escola durante uma manhã ou durante uma tarde, em média.

Já no período integral, isso muda. Neste caso, a criança fica na escola pelo período da manhã e pelo período da tarde, com ou sem saída para almoço.

Ou seja, neste caso a criança pode passar em média de 8 a 12 horas diárias na escola, durante a semana. Mas isso podei variar conforme o ambiente educacional e os planos escolares disponibilizados.

Os principais mitos e as principais verdades

O ensino em período integral muitas vezes é visto como uma possibilidade de “deixar a criança por mais tempo” na escola, podendo ser interpretado de maneira ambígua.

Muitos julgam e condenam essa possibilidade, como se os pais não estivessem participando efetivamente do desenvolvimento da criança. A realidade é que isso é um grande mito. Outro mito é achar que a criança vai se entediar por ficar tanto tempo na escola.

Diante a rotina corrida dos pais, quando os mesmos têm que trabalhar horas e horas sem muitas possibilidades de intervalos para estar com os filhos…

Por que não optar pela sua instituição educacional de confiança para suprir essa necessidade, e ainda acelerar o desenvolvimento da criança?

A verdade é que existem muitas coisas positivas para a criança no ensino integral, principalmente quanto ao seu desenvolvimento, em todos os aspectos.

Isso acontece pois é realizado um planejamento para a implicação de atividades, interações, alimentação, descanso e muito mais, suprindo todas as necessidades da criança.

Como tomar a melhor decisão para o seu filho

Com todas as mudanças que estamos vivenciando nos últimos anos, não existe um “certo ou errado”.

A única certeza é que o seu filho não vai se cansar de estar no ambiente educacional por mais tempo, pois vai estar em constante interação com os colegas e educadores, e todas as suas necessidades serão supridas.

Além disso, a popularidade do ensino em período integral vem aumentando cada vez mais.

Diante a todos os mitos e verdades, uma coisa é fato: se existir proximidade entre os pais e a comunidade escolar, haverá mais tranquilidade para deixar a criança em período integral junto ao ambiente educacional.