logo_full_mafra_white

Ambiente escolar: a extensão da sua casa

É fato que um ambiente escolar de qualidade é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Mas isso não se mede apenas pelo sistema de aprendizagem ou pelas inúmeras atividades oferecidas nas escolas.

Hoje em dia, muitas escolas estão tão preocupadas em padronizar processos educacionais e criar novas atividades para as crianças, que acabam esquecendo de um ponto crucial: a proximidade com os pais.

As principais necessidades dos pais

Segundo pesquisas, a proximidade com os pais é o fator mais relevante para a escolha de uma instituição de ensino. Em seguida, vem a qualidade de ensino, juntamente com a capacidade da escola proporcionar cuidados e atenção à criança.

Quando se fala em proximidade, refere-se a um ambiente escolar preparado para fornecer informações e permitir que os pais participem ativamente da rotina dos filhos, existindo um bom diálogo entre as partes.

É claro que leva-se muito em consideração um ensino de alta qualidade, pois os pais desejam sempre o melhor para os seus filhos.

O mesmo ocorre com a atenção e o cuidado proporcionado às crianças, que precisa ser feito com muito amor e carinho pela comunidade escolar.

Porém, a proximidade ainda é o mais importante, pois a sintonia entre pais e filhos é muito grande, e a escola acaba sendo um pilar de sustentação para dar tranquilidade aos pais sobre a situação e o desenvolvimento do seu filho.

O verdadeiro papel das escolas na educação da criança

Quando se fala de um ambiente escolar como “extensão da sua casa”, considera-se que existe uma linha tênue entre educação e criação da criança.

Certamente as escolas nunca irão substituir ou se equiparar ao “papel dos pais” na criação dos filhos. Mas é indiscutível que o ambiente educacional vai sim auxiliar nessa etapa, porém de maneira coadjuvante.

Diante a isso, o grande papel das escolas é oferecer uma educação com base em princípios éticos, morais e com foco no desenvolvimento integral da criança, prezando por uma alfabetização completa.

Como escolher o ambiente escolar

Não existe um certo ou errado na escolha do ambiente escolar do seu filho.

O mais importante é que você sinta conexão e proximidade com a comunidade escolar, e perceba se o ambiente oferecido é realmente adequado para a alfabetização da criança.

Não tem nada melhor do que ver seu filho crescendo e evoluindo em um ambiente educacional agradável, feliz e familiar!