Por que as interações sociais da criança são tão importantes para o seu desenvolvimento?

Segundo os especialistas, é nas interações sociais que a criança evolui. Isso se desenvolve a partir de um processo, onde o saber acontece primeiro no relacionamento com o outro, e só depois é internalizado individualmente.

Desta forma, é necessário que a independência, a autonomia e a expressividade sejam estimuladas constantemente dentro do ambiente educacional, pois a criança vai estar “se relacionando com o mundo”, e consequentemente se descobrindo.

O que a interação social significa para a criança?

A interação social significa a prática de experiências que possibilitam à criança conhecer o outro, se conhecer, entender as diferenças, construir relações afetivas e interagir com o mundo.

 

Dessa forma, em um ambiente educacional bem preparado, a criança vai estar interagindo socialmente, vivenciando experiências, explorando, investigando, aprendendo por meio de atividades, brincadeiras e projetos, que estimulem sua sensibilidade e valorizem a criatividade.

Esse é o ponto crucial para que a criança esteja em constante desenvolvimento. Além da interação social, que acontece por meio da comunicação, também existem outros pilares fundamentais a serem trabalhados continuamente.

Os 5 pilares de desenvolvimento

Para o desenvolvimento integral da criança, é necessário que sejam trabalhados simultaneamente os 5 pilares:

 

PILAR 01: O eu, o outro e o nós;

 

PILAR 02: Corpo, gestos e movimentos;

 

PILAR 03: Traços, sons, cores e formas;

 

PILAR 04: Escuta, falta, pensamento e imaginação;

 

PILAR 05: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

 

Estes pilares representam a evolução da criança em todos os âmbitos, principalmente em seus primeiros anos. E claro, os pais precisam estar presentes para avaliar se no ambiente educacional do seu filho isso está sendo colocado em prática.

O principal papel dos pais

Seguindo o princípio das interações sociais e dos 5 pilares de desenvolvimento da criança, o grande papel dos pais é avaliar constantemente se a criança está realizando interações e se o seu ambiente educacional permite que isso aconteça de maneira natural.

Sendo assim, nessas horas é de extrema importância que exista a proximidade entre os pais e a comunidade escolar, pois somente dessa maneira será possível entender o que se ocorre no dia a dia na escola, já que nem sempre a criança vai interagir com os pais da maneira desejada!

plugins premium WordPress